top of page
Universidade do Estado de Mato Grosso

Câmpus Universitário de Alto Araguaia

Licenciatura Plena em Letras

Licenciatura em Computação

Bacharelado em Jornalismo

Bacharelado em Ciência da Computação

Bacharelado em Direito

Licenciatura em Pedagogia

​

Núcleo Pedagógico de Itiquira

Licenciatura em Pedagogia

Bacharelado em Ciências Contábeis

​

Núcleo Pedagógico de Rondonópolis

Licenciatura Plena em Letras

Bacharelado em Ciência da Computação

Bacharelado em Direito

​

{FALECT - Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Tecnológicas}

​

Forma de Ingresso

​

Durante muitos anos, a única forma de ingresso nos cursos da universidade foi o vestibular, realizado pela COVEST. Porém, em junho de 2012, a universidade informou a adoção ao SISU, que utiliza a nota do ENEM, como forma de ingresso, onde 100% das vagas ofertadas utilizarão o programa como forma única de seleção, sendo 50% reservadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino e outros 25% para o programa de Inclusão Étnico-Racial. Entretanto, na seleção do segundo semestre letivo, o tradicional vestibular continuará sendo a forma de ingresso.

​

Câmpus Universitários da UNEMAT

​

Alta Floresta; Alto Araguaia; Barra do Bugres; Cáceres; Colíder; Diamantino; Juara; Luciara; Nova Mutum; Nova Xavantina; Pontes e Lacerda; Sinop; e Tangará da Serra.

​

Histórico da UNEMAT

​

No dia 20 de julho de 1978, foi criado o Instituto de Ensino Superior de Cáceres, que traz em sua história a marca de ter nascido no interior. Com base na Lei Nº 703, foi publicado o Decreto Municipal Nº 190, criando o Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC), vinculado à Secretaria Municipal de Educação e à Assistência Social, com a meta de promover o ensino superior e a pesquisa. Passa a funcionar como Entidade Autárquica Municipal em 15 de agosto do mesmo ano.

​

Por meio do Decreto Federal Nº 89719, de 30 de maio de 1984, foi autorizado o funcionamento dos cursos ministrados pelo Instituto. Em 1985, com a Lei Estadual Nº 4960, de 19 de dezembro, o Poder Executivo institui a Fundação Centro Universitário de Cáceres (FUCUC), entidade fundacional, autônoma, vinculada à Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso, que visa promover a pesquisa e o estudo dos diferentes ramos do saber e a divulgação científica, técnica e cultural.

​

A Lei Estadual Nº 5495, de 17 de julho de 1989, altera a Lei Nº 4960 e, atendendo às normas da legislação de Educação, passa a denominar-se Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (FCESC).

​

Em 1992, a Lei Complementar Nº 14, de 16 de janeiro, a Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (FCESC) passa a denominar-se Fundação de Ensino Superior de Mato Grosso (FESMAT). A expansão da instituição para outras regiões de Mato Grosso ocorre na década de1990, com a abertura dos núcleos fora de Cáceres. O primeiro a ser criado foi o de Sinop em 1990, os de Alta Floresta, Alto Araguaia, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Luciara em 1991, Barra do Bugres e Colíder em 1994, Tangará da Serra em 1995, e Juara em 1999, entrando em efetivo exercício em 2001.

​

Em 15 de dezembro de 1993, através da Lei Complementar Nº 30, institui-se a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), mantida pela Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso (FUNEMAT), e transformou em câmpus os antigos núcleos pedagógicos. Em 10 de janeiro de 1995, o Conselho Estadual de Educação (CEE) de Mato Grosso homologa e aprova os Estatutos da FUNEMAT e da UNEMAT por meio da Resolução Nº 001/1995/CEE-MT, publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso em 14 de março de 1996.

​

Em 10 de agosto de 1999, a Universidade é credenciada pelo Conselho Estadual de Educação por cinco anos, passando então a gozar de autonomia didática, científica e pedagógica.

​

Em setembro de 2013, a UNEMAT recebeu em transferência os cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Educação Física e Administração que eram oferecidos pela UNED (Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino) e, em dezembro do mesmo ano, a UNEMAT assumiu os cursos da União do Ensino Superior de Nova Mutum (UNINOVA), assim como a transferência dos bens móveis e imóveis para a UNEMAT, passando a ter então 13 câmpus.

​

Hoje, a UNEMAT possui 13 câmpus, 13 núcleos pedagógicos e 18 polos educacionais de Educação à Distância. Mais de 22 mil acadêmicos são atendidos em 60 cursos regulares e em 129 cursos de modalidades diferenciadas. Atualmente, a instituição conta com quatro doutorados institucionais, dois doutorados interinstitucionais (DINTER), três doutorados em rede, 11 mestrados institucionais, um mestrado interinstitucional (MINTER) e quatro mestrados profissionais.  

​

A UNEMAT desenvolve ações pioneiras para atender às demandas específicas do estado. Por meio da Diretoria de Educação Indígena, a UNEMAT passou a ofertar, a partir de 2001, cursos de licenciaturas específicos e diferenciados para mais de 30 etnias. Os cursos são oferecidos no Câmpus de Barra do Bugres.

​

O Programa Parceladas da UNEMAT foi criado em 1992 como uma modalidade diferenciada de ensino, com objetivo de atender às demandas de formação de professores em diferentes regiões de Mato Grosso. O modelo de formação presencial oferecido em regime parcelado ou em regime contínuo serviu de exemplo para outras universidades brasileiras.

​

A Educação à Distância passou a ser ofertada pela UNEMAT em 2001, com objetivo inicial de formar professores da rede pública nos cursos de Pedagogia e Educação Infantil. A partir de 2010, a instituição integrou o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), passando a ofertar cursos que beneficiam toda a comunidade. Por meio da UAB, a UNEMAT ofertou 18 turmas de especialização lato sensu em gestão pública, gestão pública municipal e gestão em saúde em seis polos de educação à distância.

Fachada do Câmpus
DJI_0125.JPG
DJI_0104.JPG
bottom of page